O filme 'Blink Twice', dirigido por Zoe Kravitz, é uma produção que causou variadas reações entre críticos e espectadores. Inicialmente, a premissa parece promissora: uma jovem, Frida, interpretada por uma talentosíssima atriz ainda a ser apreciada pelo grande público, se vê atraída pelo carismático e rico Slater, vivido por Channing Tatum. No entanto, apesar do potencial narrativo, muitas críticas surgiram acerca do desenvolvimento da trama e da superficialidade com que certos temas são abordados.
Desde o princípio, o filme chama a atenção para a atração e o deslumbramento de Frida com Slater. O roteiro parece se fixar demasiadamente em Slater, pintando-o com um glamour e magnetismo difíceis de ignorar. Esse foco é tão intenso que acaba desviando a atenção de questões mais profundas que poderiam ser exploradas, como a exploração das mulheres e as dinâmicas de poder em relações onde o status econômico é extremamente discrepante.
Frida rapidamente se vê imersa no mundo luxuoso de Slater, incluindo viagens para uma ilha privada, festas suntuosas, e um estilo de vida que contrasta fortemente com sua realidade anterior. A química entre os dois personagens é evidente e bem trabalhada, um ponto positivo frequentemente mencionado mesmo nas críticas mais severas. No entanto, essa relação acaba romantizando a riqueza e uma vida de excessos, promovendo uma ideia distorcida de que ser resgatada por um homem rico é a solução para lutas econômicas e sociais, especialmente para mulheres negras. Essa abordagem faz eco a uma tendência crescente de glorificação da 'vida fácil' e da 'riqueza silenciosa', que sugere que o sucesso e a felicidade estão intrinsicamente ligados ao poder aquisitivo masculino.
A obsessão do filme com o luxo e o glamour, infelizmente, vem à custa de uma exploração mais significativa dos personagens e de suas motivações. Frida, ao se mover pelo cenário opulento de Slater, parece perder a complexidade que poderia torná-la uma protagonista realmente fascinante. Em vez disso, a narrativa se desenrola quase como um reality show de namoro da Netflix, com visualizações leves e uma estética superficial, deixando pouco espaço para profundidades emocionais ou introspecções críticas.
Outro ponto de crítica é a forma como o filme trata as relações raciais e de poder. A atração de Frida por um bilionário branco em um ambiente predominantemente branco é praticamente ignorada pelo roteiro. Essa ausência de uma discussão mais profunda deixa um vazio na narrativa, ignorando a complexidade de tais interações em contextos contemporâneos. Personagens como Cody, Tom, Vic, e Rich, que compõem o círculo íntimo de Slater, e Sarah, que disputa desesperadamente pela atenção de Slater, orbitam a trama sem contribuir significativamente para qualquer desenvolvimento de subtexto racial ou socioeconômico mais robusto.
Assim, embora 'Blink Twice' ofereça uma fuga visual e uma fantasia romântica, ele falha em entregar uma mensagem mais substancial sobre os perigos e as nuances das dinâmicas de poder e atração. A ostentação de riqueza e a narrativa de resgate pela figura masculina rica não são questionadas de forma crítica, o que poderia oferecer uma reflexão necessária em tempos onde as disparidades sociais e econômicas são cada vez mais evidentes.
Em última análise, o filme parece escolher a via mais simples e atraente, mas menos desafiadora e reveladora. O foco excessivo em Slater e sua luxuosa vida acaba por transformar 'Blink Twice' em uma experiência visualmente agradável, mas narrativamente rasa, privando o espectador de uma oportunidade de engajamento mais profundo com os personagens e suas realidades.
'Blink Twice', dirigido por Zoe Kravitz, é um filme que ilustra bem como uma promessa de narrativa complexa pode se perder em meio ao brilho e ao glamour. O foco em Channing Tatum e no magnetismo de Slater ofusca outras questões importantes, como a exploração das mulheres e as dinâmicas de poder. Com uma estética que lembra um show de namoro da Netflix, o filme falha em aprofundar-se em temas cruciais, optando por uma abordagem mais superficial e menos refletida.