5 dicas para construir uma forte identidade de marca

“Conhece a ti mesmo.” É um velho ditado, mas mais um empresário faria bem em prestar atenção. Há muitos erros relacionados a marcas que um empreendedor pode cometer, como exagerar em uma campanha publicitária ou não ser transparente sobre seus produtos, mas talvez o maior erro que um empreendedor possa cometer seja ter uma identidade de marca mal definida. E, no entanto, isso acontece o tempo todo.

Por quê isso é tão importante? Pense em quando você vai a uma entrevista de emprego, você provavelmente vai se vestir de uma certa maneira, destacar a experiência-chave ou talvez até mesmo modular sua voz para ser diferente do que seria em uma conversa casual. Essencialmente, você criou uma persona que você espera que seja favorável à sua empregabilidade. Da mesma forma, a sua marca é a persona de uma empresa e será a primeira impressão do seu cliente.

1. Você está vendendo sua marca, não um produto.

O marketing centrado no produto pode ter sido a sabedoria anterior, mas agora, em nossa era digital rápida, você tem cerca de 20 segundos para deixar sua impressão. E isso não é tempo suficiente para a excelência do seu produto brilhar. O que manterá seus leads consigo por tempo suficiente para converter em vendas é a impressão, ou percepção, que você cultiva, o que basicamente significa sua marca. Não importa quão bom seja o seu produto se a sua marca não entusiasmar as pessoas: elas simplesmente irão para outro lugar, e rapidamente.

2. Sua marca deve refletir quem você realmente é.

Claro, você deve pensar muito sobre o que um cliente quer ver e experimentar. Isso é fundamental. Mas também é importante pensar em quem você é como um negócio e deixar que isso dite sua marca e seu marketing.

Por exemplo, se você é um designer de páginas da Web especializado em designs simples e modernos, por que toda a sua cópia está em uma fonte com serifa antiga? Não faria mais sentido que suas coisas estivessem em algo mais elegante como a Helvetica ? Estas parecem ser decisões menores, mas cada uma informa o senso do consumidor sobre quem você é e o que você entrega. Isso cria um relacionamento autêntico e favorável entre a sua empresa e seus clientes, e compra um tempo inestimável para que essa relação aconteça antes que o cliente entre em contato com um concorrente.

3. Você é tão bom quanto a sua arte e cópia.

É importante enfatizar o enorme papel que sua arte e sua cópia têm na criação de sua identidade de marca. Digamos que as pessoas acessem sua página de destino e encontrem uma relíquia de design da era Geocities, junto com uma cópia que promova sua empresa como “especializada na aplicação multiplataforma de soluções digitais”. Não só eles não sabem o que você faz, eles não se importarão.

Sua página de destino deve ter uma cópia descritiva com a qual seus clientes em potencial possam se relacionar, com design que reflita as melhores práticas modernas de experiência do usuário . Isso se aplica não importa qual seja o seu negócio e o tamanho da sua empresa.

4. Não há problema em remarcar.

Você pode ter lido até aqui e notado alguns erros que você fez em sua própria marca. Não se preocupe. Não há problema em mudar de marca, especialmente se você acha que precisa mudar a percepção de sua empresa aos olhos de clientes em potencial. Por exemplo, a venerável Ford está atualmente passando por um grande projeto de rebranding para competir com empresas modernas de serviços automotivos como Uber e Lyft. Se você se redimensionar sensatamente, não assustará ninguém: pelo contrário, seu negócio crescerá. E isso também se aplica a empresas menores: em 2013, uma empresa de segurança mediana chamada SafeMart avaliou sua estratégia de marca e ressurgiu como a LiveWatch. Desde então, eles ganharam vários prêmios da indústria e doações do governo.

5. Não recorra a truques.

Uma dica final, que é uma advertência leve: não substitua truques por trabalho duro e reflexão. Se a identidade da sua marca não estiver onde deveria estar, nenhuma quantidade de ebooks crummy, webinars ou estratégias de SEO podem salvá-la.

Claro, todos os itens acima podem ser estratégias úteis, mas é uma questão de colocar as primeiras coisas em primeiro lugar. Descubra quem você é, o que você tem a oferecer e o que as pessoas precisam. Você deve isso não apenas aos seus clientes, mas também a você mesmo.

2019-01-14T13:45:41+00:00

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